Posicionamento Institucional

No Colégio Catamarã temos a missão de colaborar com os pais para que possam dar aos seus filhos uma educação de excelência e centrada na pessoa, inspirada nos valores cristãos católicos. O trabalho bem-feito e a educação de pessoas livres, conscientes de suas ações na família e no mundo, foram e são pilares indispensáveis na nossa história e nos dias atuais. Por isso, dizemos sempre aos pais que queremos fazer do Colégio Catamarã uma extensão de suas casas.

Queremos ser uma escola que espelhe esses grandes ideais e que deixe uma marca na sociedade, respeitando as diferenças e a singularidade de cada um.

Como centro educativo, é da essência do Colégio Catamarã ser um projeto comum de melhora pessoal e como comunidade para todos os envolvidos: pais, alunos, colaboradores, professores e diretores. Sendo assim, todos devem se comprometer a viver os valores do Catamarã:

• Humildade
  • Lealdade
  • Amor à liberdade
  • Espírito colaborativo
  • Espírito de serviço
  • Respeito e cordialidade
  • Amor à Verdade, à Beleza e ao Bem
  • Trabalho bem-feito
  • Abertura ao outro e aos problemas do mundo

A inspiração cristã que nos move nos leva a procurar viver em tudo os máximos valores evangélicos do amor a Deus e ao próximo, criando e difundindo na comunidade escolar uma cultura apoiada na caridade e na fraternidade. Dessa forma, o Colégio oferece um ambiente inclusivo para todos, independentemente de raça, etnia, religião, nacionalidade, idade, orientação sexual, estado civil, situação socioeconômica, aparência física ou opiniões. Justamente por estar fundada na tradição católica, somos um Colégio aberto e respeitoso com todos. O Catamarã espera que todas as famílias, colaboradores e alunos vivam e trabalhem com espírito de inclusão, colaboração e apoio ao próximo, em um ambiente acolhedor para todos. A violação desses padrões não terá a concordância da escola.

Por ser o exemplo o melhor educador, acreditamos que os primeiros que devem se esforçar para ser melhores são os pais e os professores. Por isso, a formação humanística, profissional e pessoal dos nossos professores e colaboradores está destinada a que cada um possa dar o melhor de si em todas as situações, a ser modelo de trato cordial com todos e se comprometer ainda mais com os valores do Colégio. Através da formação que o Colégio oferece aos pais e da integração das famílias aos valores do Colégio Catamarã, também esperamos dos pais o mesmo trato cordial e respeitoso, impregnado de caridade, com as demais famílias, seja nas festas e encontros, seja nos grupos de WhatsApp.

Sabemos que um grande desafio atual é dialogar com pessoas que pensam de forma diferente e que não compartilham dos mesmos valores. Com as aulas de Virtudes e Religião, buscamos consolidar a formação humana e religiosa dos alunos e oferecer-lhes oportunidades de se aprofundar nos argumentos da própria fé para dialogar de forma respeitosa com outros.

Incentivamos nossos alunos a vivenciar as virtudes nas circunstâncias do dia a dia. Esperamos deles um trato carinhoso e respeitoso para com os professores e colaboradores, responsabilidade nos estudos e desejo de ajudar seus colegas e amigos.

Como síntese de tudo o que expusemos acima, gostaríamos de elencar alguns critérios que guiam nosso modo de atuar.

No Catamarã não concordamos com:

• Desrespeito no trato com colegas e equipe de colaboradores, seja por uso de linguagem ofensiva, por insinuações ou tom de voz elevado.
  • Uso da violência de qualquer tipo contra as pessoas.
  • Visões ideológicas exclusivistas, utilizadas para impor qualquer visão de mundo e impedir o debate, sem convidar os alunos a pensar por conta própria, a refletir e exercitar um sadio espírito crítico.

No Catamarã nos propomos a:

• Respeitar e conviver com todas as pessoas, independentemente de sua origem, cor, religião, orientação sexual, classe social e opinião política.
  • Respeitar e defender a liberdade pessoal, sabendo que é um dom de Deus para que o amemos cada vez mais.
  • Identificar o que é opinável e promover o diálogo com a cultura, mantendo nossa postura cristã.
  • Respeitar os demais em toda a ampla gama de temas opináveis e encontrar pontos de união com pessoas que pensam de forma diferente.
  • Cooperar com os demais (em casa, na sala de aula e no ambiente social) para encontrar soluções justas, dignas e sustentáveis para problemas comuns.
  • Tratar a todos com cordialidade e sinceridade, sem estridências e sem desrespeitar as pessoas.

Você, que compartilha dos nossos valores, é parte da família Catamarã e junto conosco tem a missão de tornar o Colégio a cada dia um ambiente que promove a “excelência para a vida”.