Palestra: Carinho e Firmeza com os Filhos

Vídeo completo da palestra de Camilla Farah

Carinho e Firmeza com os Filhos

Carinho” e “firmeza” são duas palavras frequentes quando o assunto é educação dos filhos. Entretanto, muitos pais têm dificuldade em determinar a relação exata entre elas. No entanto, saber compaginar ambas é crucial para o desenvolvimento de uma personalidade forte e confiante, tanto para os pais como para os filhos.

Foi exatamente sobre esse equilíbrio que a educadora Camilla Farah falou aos pais e professores do Catamarã na sua recente palestra. Conheça a seguir as principais ideias e dicas que ela deu aos presentes.

A importância do equilíbrio entre carinho e firmeza

Um lar equilibrado, onde carinho e firmeza são bem administrados, oferece um ambiente alegre e seguro para as crianças. É importante que as crianças se sintam felizes e valorizadas em casa.

Esse equilíbrio ajuda no desenvolvimento de uma personalidade forte e confiante, tanto para os pais como para os filhos. A firmeza, porém, não deve ser confundida com autoritarismo, mas entendida como uma orientação consistente e segura para as crianças e pelo bem das crianças. Já o carinho não pode ser entendido como permissividade, como desejo de evitar o sofrimento dos filhos a todo custo.

Pensemos, por exemplo, na questão do horário de dormir. Deixar a criança ficar acordada até tarde habitualmente é uma atitude que o pai sabe que vai prejudicá-la, mas que permite para, como dizem alguns, não a “traumatizar” e, reconheçamos, para evitar o estresse de uma discussão com a criança. Por outro lado, impor horários rígidos de dormir sem flexibilidade pode dar margens a autoritarismos sem sentido, como proibir a criança de terminar uma leitura que se aproxima do fim ou de aproveitar uma festinha de aniversário a que foi convidada.

O papel da personalidade do educador

Quem conhece a educação personalizada sabe que a personalidade do educador desempenha um papel fundamental na educação. Só pais com personalidade carinhosa e firme poderão ter carinho e firmeza para oferecer aos filhos quando estes buscam orientação. O comportamento dos pais é um exemplo direto para os filhos, influenciando suas ações e decisões. Pais confiantes educam filhos confiantes.

A importância da mensagem clara

Um dos pontos principais para conciliar carinho e firmeza é transmitir mensagens claras e consistentes para os filhos.

Essa clareza começa pelas palavras. É fundamental que os pais estabeleçam entre si diretrizes claras para as crianças e as transmitam a ela posteriormente. A criança precisa saber exatamente o que fazer e devem ser informadas das consequências caso se recusem: “Arrume seu quarto já, ou nada de streaming”.

Essa mensagem, porém, não pode ser transmitida apenas por palavras, mas por atos. A inconsistências entre o que os pais dizem e fazem podem confundir as crianças e enfraquecer a eficácia da educação. Exemplo: uma mãe que diz para o filho não comer fora de hora, mas depois permite exceções sem sentido, pode confundir a criança sobre os limites e regras.

A verdadeira autoridade tem carinho e firmeza

A autoridade dos pais na educação deve ser vista como positiva e necessária. Diferente do autoritarismo, a autoridade verdadeira é uma ordenação da liberdade e não a supressão dela. Além disso, é sempre bom reforçar que a verdadeira autoridade passa muito longe da agressão física aos filhos.

Um castigo deve ser sempre proporcional ao que ela fez e razoável. Não faz sentido, por exemplo, proibir a criança de assistir aos seus desenhos favoritos por um mês porque ela não arrumou a cama um dia. O castigo excessivo vai gerar ressentimentos e, ainda por cima, recair também sobre os pais, que terão de “aguentar” a criança revoltada por um mês.

As crianças precisam de orientação

Contrariando a ideia de que as crianças nascem puramente boas e são corrompidas pela sociedade, é importante que os pais tenham presente que todas as pessoas, incluindo crianças, possuem desordens interiores que precisam ser educadas e guiadas.

Os pais são os principais orientadores na vida de uma criança, sobretudo nos primeiros anos de vida. Eles ajudam a moldar e direcionar o comportamento das crianças para o bem, através da educação e do exemplo.

Carinho, firmeza, paciência e persistência…

Pais carinhosos e firmes não esmorecem e sabem compreender que os filhos são pessoas e, como todas as pessoas, podem demorar para mudar seus comportamentos. A aquisição de uma virtude não costuma ser rápida para ninguém. Entretanto, o exercício da paciência e da persistência por parte dos pais é em si uma maneira de educar os filhos e um testemunho excelente do seu carinho e da sua firmeza.

Perseverar, apesar dos erros

Ninguém é perfeito, e é esperado que os pais cometam erros pelo caminho: uma bronca exagerada ou uma permissividade maior no uso de telas em dias de cansaço etc. Como dito no começo, a educação com carinho e firmeza beneficia filhos e pais. Os esforços dos pais para melhorar e corrigir-se vão inspirar os filhos a também melhorar e corrigir-se. A educação é um processo relacional e mutuamente enriquecedor.

Palestra: Carinho e Firmeza com os Filhos

A primeira escola de Educação Personalizada do Brasil

• Educação Personalizada do Infantil até o Ensino Médio (com tutorias e acompanhamento individual)
  • Ensino Bilíngue, Intercâmbios e certificações em Inglês e Espanhol
  • Alunos aprovados em grandes universidades do Brasil e em algumas das melhores do mundo
  • Mais de 27 anos de experiência

Preencha o formulário abaixo para entrarmos em contato:

Como você conheceu o Colégio Catamarã?

Forma preferencial de contato:

Dados coletados com finalidade exclusiva de contato para apresentação.