Palestra: Os quatro pilares da educação infantil

Os quatro pilares da educação infantil

Boa parte dos conflitos e preocupações de pais de crianças pequenas gira em torno de quatro coisas: sono, alimentação, higiene e ordem.

Isso não é assim à toa. Esses aspectos são importantíssimos não só para o desenvolvimento físico da criança, mas também para a educação da sua vontade, da sua afetividade e da sua inteligência. Por isso, nós os consideramos verdadeiros pilares da educação infantil.

Além disso, é em cada um deles que a criança tem a primeira oportunidade de exercitar-se na autonomia. Vamos entender como isso acontece.

Por que sono, alimentação, higiene e ordem são pilares?

Sono: o sono é vital para a saúde e o desenvolvimento físico, mental e cognitivo das crianças, como já mostraram diversos estudos. Um deles, é o da Academia Americana de Medicina do Sono, que recomenda os seguintes tempos de sono:

• Bebês de 4 a 12 meses: 12 a 16 horas a cada 24 horas (incluindo cochilos).
  • Crianças de 1 a 2 anos: 11 a 14 horas por 24 horas (incluindo cochilos).
  • Crianças dos 3 aos 5 anos: 10 a 13 horas por 24 horas (incluindo sestas).
  • Crianças dos 6 aos 12 anos: 9 a 12 horas por 24 horas.
  • Adolescentes de 13 a 18 anos: 8 a 10 horas por 24 horas.

O sono influencia diretamente na atenção, comportamento, memória e equilíbrio emocional. Basta pensar em como uma criança (e muitos adultos) têm mudanças terríveis de humor causadas por uma noite mal dormida.

Alimentação: a alimentação saudável é essencial não só para o crescimento físico, mas também para o desenvolvimento de hábitos saudáveis a longo prazo. Encorajar as crianças a experimentar uma variedade de alimentos e a participar ativamente das refeições ajuda a cultivar uma relação positiva com a comida e promove o desenvolvimento da vontade e da fortaleza ao escolher opções saudáveis. Além disso, comer é um ato social, porque comemos juntos, e a criança vai perceber que uma refeição sem conflitos é muito mais agradável.

Higiene: hábitos de higiene pessoal são cruciais para a saúde das crianças e para a formação da sua autoimagem e confiança. Ensinar as crianças a cuidar de sua higiene pessoal de forma independente, respeitando o seu ritmo e capacidades, reforça a importância do autocuidado e da responsabilidade pessoal.

Ordem: a ordem e a rotina fornecem uma estrutura essencial para a vida das crianças, oferecendo segurança emocional e facilitando a gestão do tempo e das responsabilidades. Ensinar as crianças a manter seus espaços organizados e a seguir rotinas diárias ajuda a desenvolver disciplina, foco e respeito pelo ambiente e pelo tempo próprio e dos outros.

A autonomia na infância

A autonomia é um dos objetivos mais valiosos da educação personalizada, que quer que as crianças se desenvolvam como indivíduos capazes de tomar decisões e gerenciar suas próprias vidas.

Alcançar autonomia nas atividades diárias, como dormir sozinho, fazer refeições balanceadas sem supervisão, cuidar da própria higiene e manter os pertences organizados, é um grande passo para o desenvolvimento infantil. Essas conquistas, principalmente quando reconhecidas e elogiadas pelos pais, não só aumentam a autoconfiança das crianças, mas também promovem o entendimento da obediência como algo positivo e fomentam o desenvolvimento de virtudes essenciais.

Dicas Práticas para Pais e Educadores

Para cultivar esses quatro pilares na educação das crianças, é importante que pais e educadores estejam atentos às necessidades individuais de cada criança, oferecendo suporte, orientação e, como dissemos, reconhecimento pelas conquistas alcançadas. Algumas dicas para ajudar nesse sentido são:

• Celebrar os pequenos sucessos do dia a dia não só fortalece a autoconfiança infantil, como também reforça o vínculo entre pais e filhos, criando um ambiente familiar baseado no respeito mútuo, no amor e na compreensão.
  • Criar uma rotina para que a criança não se sinta “perdida” no dia, mas segura, porque sabe o que esperar.
  • Saber esperar, porque as crianças costumam levar de seis a oito semanas para ganhar um hábito. Até lá, os pais precisam ter paciência e apoiá-las.
  • Saber o que esperar também é importante para os adultos. Dificilmente as crianças pequenas vão entregar tarefas maravilhosas nas primeiras tentativas: por mais esforço que coloquem, elas ainda não sabem, por exemplo, dobrar uma bermuda como um adulto. Não tem problema: elogie, reconheça e, se preciso, na próxima vez, a ajude a melhorar.

Ao enfatizar a importância desses aspectos básicos da vida diária, promovemos uma base sólida para o crescimento físico, emocional e social dos pequenos, preparando-os para a vida com confiança e autonomia. Pais e educadores têm o papel essencial de guiar, apoiar e celebrar cada etapa desse processo, contribuindo para a formação de indivíduos felizes, saudáveis e bem ajustados.

Palestra: Os quatro pilares da educação infantil

A primeira escola de Educação Personalizada do Brasil

• Educação Personalizada do Infantil até o Ensino Médio (com tutorias e acompanhamento individual)
  • Ensino Bilíngue, Intercâmbios e certificações em Inglês e Espanhol
  • Alunos aprovados em grandes universidades do Brasil e em algumas das melhores do mundo
  • Mais de 27 anos de experiência

Preencha o formulário abaixo para entrarmos em contato:

Como você conheceu o Colégio Catamarã?

Forma preferencial de contato:

Dados coletados com finalidade exclusiva de contato para apresentação.