Formação de pais: Calendário 2024

O direito e a responsabilidade pela educação dos filhos correspondem aos pais que, no Colégio Catamarã, encontram os caminhos necessários para levar a cabo essa tarefa juntamente com os professores educadores.

Põem-se à sua disposição diversos meios de aprendizado e desenvolvimento: cursos e atividades de formação, conversas individuais de tutoria, adaptados às etapas de amadurecimento dos seus filhos. Abaixo, as principais ferramentas formativas que serão exploradas ao longo do ano.

Tutoria:

Aqui no Colégio Catamarã, cada estudante é acompanhado de forma única. Cada estudante, a partir do Ensino Fundamental, tem uma tutoria quinzenal com um professor responsável para ajudá-lo a se conhecer, a fazer bom uso de sua liberdade, a formar sua personalidade e a alcançar seus objetivos acadêmicos. Este mesmo professor tem conversas trimestrais com os pais. A tutoria é o instrumento de personalização mais relevante do nosso modelo educativo, tanto para os alunos como para os pais. Deste modo, torna-se imprescindível a presença do pai e da mãe na reunião de tutoria com o tutor.

Encontros formativos:

A participação dos pais nos encontros formativos é essencial para garantir o bom desenvolvimento do modelo educativo da escola. Sabemos que há grande diferença e necessidade de formação em cada fase da criança. Por isso, a segmentação da Formação ocorre da seguinte forma:

Infantil

• Programa 1: palestras destinadas às novas famílias do Colégio Catamarã. Ocorre 1 vez por mês, às sextas-feiras, às 8h15.
  • Programa 2: palestras destinadas aos pais antigos do Colégio, e ocorre 1 vez por mês, às sextas-feiras, às 8h15.

Vita e Referência: Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio

• Programa de palestras destinado a todos os pais destes segmentos. Ocorre 1 vez por mês, às terças-feiras, às 8h.
  • ‘Bora Estudar’: é escolhido 1 livro para ser estudado, capítulo por capítulo em encontros quinzenais. O primeiro livro do ano será “O livro dos hábitos que mudam o mundo” – com participação de Leticia Tavares, autora do livro e mãe do colégio.
  • Clube do Livro da Quadrante: coletânea de 8 livros que serão explorados em 8 encontros que ocorrerão no horário de almoço.

Todos os eventos serão transmitidos online, mas recomendamos a participação presencial de todos.

Acesse aqui  o Calendário de Formação do Colégio Catamarã.

Semana dos Avós

Os avós possuem um papel muito emblemático na formação humana e espiritual das crianças, pois boa parte das tradições mais importantes se aprende com os avós, em um ambiente cheio de amor, por isso definimos uma semana do ano para que os avós se sintam abraçados e venham rezar o terço com os netos. Esta atividade ocorrerá na semana de 8 a 12 de abril e será enviado, com antecedência, um formulário para inscrição!